Somatização

07:46 mah 0 Comments

Sim, seu corpo sente! E somatiza!
 Quando algo te incomoda é porque te afetou de alguma forma. Expressar  pode ser desafiador, mas é necessário. Se  não falar sobre o que te dói, sobre o que te machuca, seu corpo vai te contar isso cedo ou tarde. Sentimentos de culpa, raiva, mágoa, indignação, frustração, ressentimento, se não cuidados vão encontrar alguma forma de serem vistos.
 A aceitação do que te fez mal, não deve servir  de muleta para manter a paz e o bem estar. Se aceitou, libere da mente, perdoe e deixe ir. O mundo está cheio de pessoas se podando para manter a paz fora de si, e se corroendo por dentro gerando doenças e conflitos internos, se enfraquecendo, sobrecarregando seu corpo e sua mente. Vale mesmo a pena?

Você pode achar que sim, mas se hoje o seu corpo traz alguma somatização, saiba que foi por algo mal resolvido lá atras. E se você continua a engolir diversos sapos, vai gerar mais coisas no futuro.

Entenda, o corpo e a mente não são coisas separadas, qualquer emoção sentida, afeta todo o seu sistema. Por isso é tão importante aprender a lidar com elas. Reprimir ou ignorar o que sente, definitivamente não é o caminho.

A medicina atual é magnífica. Salva muitas vidas e evolui a cada momento. Mas ainda insiste em tratar os sintomas sem investigar as reais causas por trás deles. Muitas vezes os remédios só mascaram doenças ou adiam suas manifestações.

Se algo doer, fale sobre isso. Se te fez mal, coloque para fora. Ou apague ai de dentro. Liberte-se. Se não pode verbalizar sua raiva, faça  uma aula de boxe, faça uma corrida no quarteirão, escreva, caminhe, grite bem alto. Encontre uma forma de se livrar daquilo que te causou  mal. Aprenda a resolver seus conflitos, porque se não fizer isso, o corpo faz.
Tudo o que está mal resolvido na mente, o corpo transforma em sintoma.
As vezes é só uma dor ( de cabeça, de estomago, no pescoço, na garganta). Outras vezes algo mais sério, como uma depressão, uma gastrite, uma infecção, ou um até mesmo um ataque cardíaco.
Como saber? Ouça com amor o seu corpo!
E se não conseguir sozinho, saiba que buscar ajuda é um sinal de coragem, sempre!

"Doenças são palavras não ditas". (Jacques Lacan escreveu isso *poucos anos atrás*...)

Por: Márcia Lima
Imagem:Google